sexta-feira, 10 de abril de 2009

Domingóinc - Cansei.

Estou cansado... de verdade. Cansado de assistir impassível ao jogo de dinheiro que acontece no futebol brasileiro. Somos os comerciantes de mente estreita. Temos o melhor produto para vender, mas só vendemos para um comprador. E esse comprador não tem interesse no produto, mas no lucro que dele advém. Se o produto estragar, perder credibilidade e deixar de ser lucrativo, pouco importa. O lucro imediato é o foco. Depois cria-se outro produto que gere dinheiro também. Sem problemas.
Para a Globo, a diferença entre o futebol brasileiro e um reality show de pessoas medíocres é nula. O que importa é o número de idiotas que torcem (seja para uma equipe ou para um participante) e que assistem e consomem as propagandas no período. De mesmo modo, a emissora manipula o esporte como o faz no programa. Atualmente, o maior número de consumidores de comercial é formada de torcedores do Corinthians, como no BBB9 era do tal do Max. Então, dá-se mais dinheiro em cotas ao time, comenta-se exclusivamente sobre o time nos grandes telejornais, e, principalmente, transmite-se muito mais jogos desse time em tv aberta - sem falar nas inúmeras interrupcoes que ocorrem nos jogos de outros times para mostrar lances duvidosamente perigosos do jogo do Corinthians -, do mesmo modo que era impossível abrir o portal Globo.com nas semanas passadas sem dar de cara com alguns notícia do tal do Max.
Do ponto de vista do lucro imediato, perfeito. Mas aí começam as diferenças que a Globo aparenta não ver. O BBB acabou, é de curto prazo. Não há dano em ser a tal da Josi. Ela vai aparecer nua, desaparecer depois e tudo bem. Mas... e os times? É, os outros times que recebem menos cotas, aparecem menos em transmissões, são ignorados pelos telejornais... Como fica se a torcida deles continuar minguando por falta de apoio e de exposição. Tudo bem esse times sumirem? Porque, se eu tivesse uma empresa e quisesse anunciar em um time, não seria no Guarani de Campinas! Esse ciclo de foco meramente financeiro é muito danoso ao esporte. Se depender do modo de pensar da Globo, todo mundo é ou deveria ser corintiano. Quanto mais torcida, mais exposição. Quanto mais exposição, mais dinheiro, melhores jogadores, melhores patrocínios, mais vantagens de bastidores, (teoricamente) mais títulos. Quanto mais títulos, mais jovens vão querer torcer para esse time. Então, tudo tende a um time só. Tirando o São Paulo e os times do Sul que aparecem por mérito próprio, os outros clubes minguam. Um dia, Corinthians e Palmeiras - ou Corinthians e Santos - vai virar um clássico morto, tipo Corinthians e Juventus. Não por mérito do time alvi-negro, mas por pura preferência mercadologica. O estimulo financeiro vai suprimir o olímpico. Eu acho uma pena.

Nenhum comentário: