domingo, 8 de março de 2009

Ronaldo - FENÔMENO!!

Ronaldo Fenômeno começou sua carreira profissional em 1993, no Cruzeiro. Em 14 jogos fez 12 gols e logo foi contratado pelo PSV da Holanda. Lá, fez 42 gols em 45 jogos. Em 1996 foi eleito o melhor jogador do mundo e transferido para o Barcelona, onde em um ano fez 34 gols em 37 jogos. Em 1997 foi eleito novamente o melhor do mundo e transferido para a Inter de Milão, onde jogou 68 jogos e fez 48 gols. No ano de 2002 foi eleito novamente o melhor do mundo. Neste ano o fenômeno foi tranferido para o Real Madrid, onde jogou 127 e fez 83 gols. Em 2007 foi transferido para o Milan e fez 9 gols em 20 jogos. Hoje joga pelo corinthians e em dois jogos já fez um gol. Pela seleção brasileira fez 62 gols em 97 jogos.

Impressionante? Por enquanto o que impressiona é sua média de gols. Mas a soma total nem é tão alta. Agora reparem no seu histõrico de contusões:

Julho de 1998 - Horas antes da decisão da Copa do Mundo, contra a França, Ronaldo sofre uma convulsão na concentração e assusta os companheiros de Seleção Brasileira. Mesmo com o susto, o atacante entra em campo como titular na derrota para os franceses, por 3 a 0.

Novembro de 1999 - Na época na Inter de Milão, o atacante sai mancando durante a partida contra o Lecce, pelo Campeonato Italiano. Com uma contusão na rótula do joelho direito, Ronaldo sofre sua primeira operação no local.

Abril de 2000 - Após cinco meses afastado dos gramados, o atacante retorna no segundo tempo da partida contra a Lazio, pela Copa da Itália. Após seis minutos em campo, o jogador tenta driblar o marcador e acaba contundindo gravemente o mesmo joelho operado e sai de campo chorando. A lesão deixou o atacante fora dos gramados por mais um ano.

Outubro de 2005 - No Real Madrid, jogador sofre uma lesão no tornozelo esquerdo durante o clássico contra o Atlético de Madrid, que o deixa afastado dos gramados por cerca de um mês. No retorno em novembro, Ronaldo sofre uma contusão muscular no clássico contra o Barcelona. As lesões musculares atormentam o jogador durante boa parte da temporada 2005/06.

Julho de 2007 - Atacante sofre nova lesão muscular grave, durante os treinamentos do Milan. Ronaldo fica afastado dos gramados por quatro meses e só retorna ao time na vitória sobre o Cagliari, por 2 a 1, em 25 de novembro.

Dezembro de 2007 - Lesões musculares na panturrilha tiram o jogador do Mundial de Clubes, vencido pelo time do Milan. Jogador só retorna aos campos no dia 8 de janeiro do ano seguinte, em amistoso contra os Emirados Árabes, em Dubai.

Fevereiro de 2008 - Durante a partida contra o Livorno, jogador volta a sentir uma contusão no joelho, dessa vez no esquerdo. Após prender o pé no chão em disputa de bola na área, Ronaldo sai novamente de maca, chorando, em uma cena dramática parecida com a que aconteceu em abril de 2000.

Juntando os números e seu histórico de contusões só há uma conclusão na minha opinião: o cara é foda. É o melhor jogador que já vi. Sei que muitos discordam, mas pra mim ele é mais jogador do que foram Romário e Zidane, outros monstros que vi jogar. Ronaldo é fenômeno mesmo. Ninguém foi melhor nos últimos 20 anos. Ninguém!! Nem mesmo o Beets.

Nenhum comentário: